As reclamações de consumidores dispararam durante a última Black Friday: a alta em 2023 foi de 30% na comparação com o ano anterior. O Reclame Aqui registrou 12.141 queixas entre a quarta-feira e a sexta-feira da super promoção ano passado. O maior problema apontado por consumidores foram os golpes, muitas vezes aplicados por meio de sites falsos.
Este ano a Black Friday será no dia 29 de novembro. O Reclame Aqui, que levanta opiniões de consumidores e indicadores de reputação de empresas, recomenda cautela aos compradores. Uma das formas de evitar ser enganado é consultar o Detector de Site Confiável. O dispositivo permite que consumidores verifiquem a segurança dos sites, evitando armadilhas com ofertas falsas que causam prejuízos financeiros.
“Ao identificar sites fraudulentos, responsáveis por uma parcela crescente das reclamações de fraudes e golpes, os consumidores aproveitam as ofertas com segurança e sem prejuízos”, explica o presidente do Reclame Aqui, Edu Neves.
A dica principal é: antes de qualquer compra, pesquise a reputação da empresa ou o serviço no Reclame Aqui. Assim o consumidor vai saber se a empresa existe e se é confiável. A plataforma mostra ainda se a empresa responde e soluciona as reclamações, indicando a forma como trata os clientes. “Checar informações e a reputação da marca antes de comprar um produto é a regra número um antes de confiar e comprar”, orienta Neves.
Foram pesquisados cerca de 350 mil sites diferentes, sendo mais de 195,5 mil deles estavam com algum tipo de alerta emitido pelo detector.
O sistema analisa o histórico de registros, a estrutura do site e outros dados importantes para identificar se o endereço é suspeito.
A ferramenta ainda destaca a reputação do endereço eletrônico na plataforma Reclame Aqui, proporcionando uma visão completa para a decisão do consumidor.
Como fugir dos sites falsos na Black Friday
– Fique atento ao endereço do site e a meios de pagamento duvidosos: Sites fraudulentos costumam criar endereços muito parecidos com os de lojas legítimas, utilizando pequenas variações nos nomes. Verifique sempre o endereço com atenção e evite fornecer seus dados em sites que parecem suspeitos. Prefira pagamentos com cartão de crédito, que são mais seguros do que boletos e PIX.
– Forma de pagamento segura e atenção aos links suspeitos: Dê preferência a lojas que oferecem diversas formas seguras de pagamento. Desconfie de sites que só aceitam PIX ou boleto, pois esses métodos não permitem estorno em caso de fraudes. Além disso, tenha cuidado ao receber ofertas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Antes de clicar em qualquer link, verifique se é confiável e consulte nos sites oficiais se as ofertas realmente existem.
– Atenção a ofertas imperdíveis e ao carrinho de compras: Se o desconto parecer bom demais para ser verdade, desconfie. Pesquise o preço do produto em outras lojas para ter certeza de que a oferta é real. E, antes de finalizar a compra, confira o carrinho de compras: o desconto prometido foi aplicado? O valor final é o mesmo anunciado?
– Prefira lojas conhecidas e use o cartão de crédito digital: Se for comprar de uma loja nova, pesquise bastante sobre ela, se tem canais de comunicação ativos e redes sociais, se outras pessoas já compraram, busque o máximo de informações. Outra dica é utilizar o cartão de crédito digital, que oferece maior proteção em caso de problemas com dados.
– Pesquise a reputação da loja: Uma loja com má fama ou que acabou de surgir pode ser um risco para o consumidor. Durante suas pesquisas, verifique a página da empresa no Reclame Aqui. Lá, é possível consultar o índice de confiança, ler reclamações e ver como a loja lida com problemas de clientes.
– Cuidado com o frete e o prazo de entrega: Muitas vezes, o custo de envio pode ser maior do que o desconto obtido no produto, o que torna a compra inviável. Sempre peça Nota Fiscal e, no caso de compras online, solicite o código de rastreamento para acompanhar a entrega.
– Documente toda a sua compra: Para evitar problemas futuros, guarde todos os comprovantes de compra, tire prints das telas e mantenha registros de e-mails e conversas com a loja. Se houver qualquer problema, esses documentos serão fundamentais para fazer reclamações ou acionar o SAC da empresa.