Atividades nas UDC’s foram realizadas em junho em alusão ao combate ao trabalho Infantil

As UDC’s – Unidades Descentralizadas do CRAS do Encantado do Oeste, do Jardim Progresso e o CCI – Centro de Convivência do Idoso juntamente com idosos do Conjunto Ivo Muller e Cristo Rei por meio do CRAS e Secretaria de Assistência Social e da Mulher realizaram orientação Social com a Pedagoga Social Carla Chaves, educadora social Andréia Neves e Pedagoga Social Fabiana Tavares, tendo público alvo crianças, adolescentes e idosos durante o mês de junho.

O dia 12 de junho é marcado como dia Mundial contra o trabalho infantil, o qual é caracterizado pelo trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pelo nosso país. Na temática abordada com os idosos, muitas dúvidas foram levantadas, como por exemplo em relação a trabalhos domésticos básicos e pequenos que não são caracterizados trabalho infantil, mas sim, ensinam diariamente o infante na colaboração dos afazeres de casa fazendo com que eles se sintam bem e importantes naquele ambiente, sem expor e muito menos prejudicar a criança ou adolescente quanto a sua moralidade, nem causando perigos ou prejuízos a sua aprendizagem e desenvolvimento. A discussão foi pertinente e importante, a qual permitiu que todos os idosos falassem sobre opiniões e experiências e em suma todos concordaram e perceberam que a criança não precisa trabalhar antes da hora, pois a responsabilidade pelo sustento da casa é da família ou responsável.

A Secretária de Assistência Social, vereadora licenciada Elizandréia Pardinho, salientou: “O trabalho realizado por meio do SCFV é de suma importância e essa temática do combate ao trabalho infantil precisa ser realizado como forma de prevenção a fim de não prejudicar uma infância saudável e sem maiores riscos. Reforço que nós enquanto sociedade precisamos estar atentos e denunciarmos caso conhecermos ou presenciarmos situações de trabalho infantil”.

Para denunciar você pode ligar anonimamente para o disque   100, ou no telefone do Conselho Tutelar 3528-8482 e 99153-5173 (plantão) ou da Secretaria de Assistência Social 3528-8487, ou ainda com alguém que trabalhe na Secretaria de Assistência Social e da Mulher.