Assis: Saúde realizou quase 1.000 exames de PSA no mutirão Novembro Azul

ASSESSORIA

Estratégia de atendimentos descentralizados foi sucesso e alcançou um grande número de homens

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand finalizou com sucesso as ações do “Novembro Azul” – campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de próstata. Numa estratégia de atendimentos descentralizados para evitar aglomerações e conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), diferente de anos anteriores, desta vez, o mutirão para exames de PSA não ocorreu em uma única data e local. Os testes sanguíneos foram realizados de forma volante em várias comunidades do município.

O novo formato foi positivo e alcançou quase 1.000 homens. Nos 11 dias do trabalho, promovido em parceria com o CEONC (Hospital do Câncer de Cascavel), foram coletados 958 exames. Entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro, o mutirão aconteceu em 10 unidades de saúde. O público-alvo foram homens a partir dos 45 anos.

“Queremos agradecer aos nossos profissionais de saúde pela dedicação nesses dias de trabalho e ao CEONC pela grande parceria! Os homens atenderam ao nosso chamado e foi satisfatório o número de atendimentos para realizar esse importante exame que visa o diagnóstico precoce de possíveis alterações na próstata”, disse o secretário municipal de Saúde, Agnaldo Vieira.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pela próstata. O exame mede a quantidade dela no sangue. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como prostatite e hiperplasia prostática. Conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, entre 2020 e 2022, ocorrerão cerca de 3,5 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano no Paraná. No ano passado, o estado registrou 2.460 diagnósticos da doença, com 929 óbitos.