Assis Chateaubriand realiza ações referentes ao janeiro Branco. A vida pede equilíbrio!

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde, irá realizar ações de conscientização e cuidados a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os sofrimentos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico, dentro da Campanha Nacional Janeiro Branco, tendo como tema neste ano “A vida pede Equilíbrio”.

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Conforme a Coordenadora de Atenção Primária, Adriani de Fátima Cardoso, durante o mês de janeiro, profissionais médicos estarão gravando vídeos falando sobre o tema. “Durante todo o mês de janeiro estaremos realizando atividades voltadas para a conscientização da Saúde Mental, e nós da Secretaria de Saúde através das equipes do CAPS e da equipe especializada em Saúde Mental e também das unidades básicas de saúde estaremos realizando várias ações com conscientização a população em relação ao equilíbrio ao bem-estar da saúde mental. nós estaremos divulgando alguns vídeos que falam sobre os cuidados da saúde mental”, destacou Adriani.

A coordenadora ainda enfatizou para as pessoas que não estejam bem, busquem ajuda buscando o serviço de saúde. “Além das atividades deste mês o município conta com atendimento na área de saúde mental então temos o CAPs- Centro de Atenção Psicossocial e também a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), que realiza o atendimento acolhimento e o atendimento desses pacientes. Além disso, o município está chamando no concurso novos profissionais psicólogos para ampliar ainda mais o serviço e o cuidado em Saúde Mental, finalizou Adriani de Fátima Cardoso.

Lirian Aparecida Ferreira Feliciano – Coordenadora do Caps  (Centro De Atenção Psicossocial) lembra que a data visa chamar a atenção para a busca do equilíbrio da saúde mental. “É necessário tirarmos momentos para cuidarmos da nossa saúde física ou mental, precisamos realizar atividades físicas, priorizar momentos de repouso, cultivar bons relacionamentos, ter uma alimentação saudável, evitar isolamento, ter sonhos, objetivos e pensamentos positivos, tudo isso é cuidar da saúde mental. A vida pede equilíbrio”, lembrou Lirian.