Assis Chateaubriand lança oficialmente Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nos últimos cinco anos foram atendidas 177 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

No sábado (6), o município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Assistência Social e da Mulher, realizou na Praça dos Pioneiros o Lançamento oficial da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Durante o mês de maio várias ações serão realizadas em alusão ao dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nos últimos cinco anos o CREAS atendeu diretamente 177 crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, sendo que a maioria dos casos ocorreu no contexto familiar. Em 2022 foram atendidos 37 casos de violência sexual, no entanto estima-se que por falta de denúncias os números podem ser ainda maiores em Assis Chateaubriand, sendo infelizmente uma realidade não somente do município, mas de todo o Brasil.

Prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho diz ser uma campanha de extrema importância. “É um assunto muito difícil de ser tratado, infelizmente ainda temos esses números negativos dentro da nossa cidade e nos entristecem, por isso estamos fomentando o Maio Laranja, uma campanha para conscientizar  toda a sociedade”, ressaltou Valtinho.

“É um tema que deve ser lembrado sempre e não somente no mês de maio. Esse ano completa 50 anos do caso Araceli, uma menina que teve todos os seus direitos violados, sofreu abuso sexual, moral, psicológico e nós precisamos estar atentos aos sinais e nós da assistência social, enquanto município nos preocupamos e estamos sempre atentos e usamos toda a rede que temos para estar protegendo e garantindo o direito da criança e do adolescente”, assegurou a vereadora licenciada e Secretária de Assistência Social e da Mulher, Elizandreia Pardinho.

“Não poderia deixar de fazer parte dessa ação. A campanha de enfrentamento à violência sexual é um compromisso de todo cidadão chateaubriandense, pois estamos falando de crianças inocentes que são abusadas sexualmente por isso elas precisam ter a consciência de onde buscar ajuda, com quem buscar, onde se sentir seguro”, destacou Franciane Micheletto, presidente da Câmara Municipal e no ato representou o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa Marcel Micheletto.

Presente no lançamento vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo, Milene Angeleli, Coordenadora Do CREAS,  Karoline De Castro, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA- Susana Borella  e a vereadora Velandia Belino.

A Secretaria de Assistência Social e da Mulher lembra que para denúncias as pessoas podem utilizar do Disque 100, o qual recebe ligações anônimas e é encaminhado aos órgãos competentes.

Foi montado na Praça dos Pioneiros o “Jardim da proteção”, onde infelizmente algumas das flores que estão identificadas na pela cor preta, simbolizam as crianças e adolescentes que foram atendidas pelo CREAS no ano de 2022, devido terem sofrido a violência sexual.

Faça uma foto na placa moldura e marque o município de Assis Chateaubriand, #AssisFaçaBonito e faça parte da campanha de conscientização.