AMOP completa 54 anos se mantendo protagonista de grandes lutas

Maycon Corazza / Assessoria

Entidade municipalista é referência nacional e tem relação direta com o desenvolvimento do Oeste do Paraná

Há 54 anos, uma iniciativa de vanguarda se concretizava. Municípios se uniam em associação para atuação conjunta. Nascia a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), entidade que, durante toda sua existência, se destacaria pelo protagonismo em importantes causas regionais.

Consolidada como uma das maiores e mais bem organizadas do Brasil, a associação completa mais um ano celebrando sua capacidade de acompanhar os desafios e ser instrumento de transformação e desenvolvimento. Atualmente, a AMOP é formada por 58 Municípios e acumula um histórico relevante de resultados.

“Chegamos aos 54 anos da AMOP. Foi uma luta constante. Tivemos as lutas iniciais dos fundadores. Certamente essas abnegadas pessoas que construíram os rumos da AMOP precisam ser valorizadas e a elas nossa gratidão por terem trilhado esse caminho para construir a maior associação de municípios regional do Brasil”, comenta o presidente da entidade e prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

A primeira bandeira da AMOP foi a pavimentação da principal rodovia da região, a BR-277, entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Desde então, a associação nunca parou de atuar e de se engajar em questões importantes para o progresso econômico e social do Oeste Paranaense. “Hoje o Oeste é pujante certamente por muitas decisões tomadas em colegiado pelos prefeitos no contexto da AMOP”, pontua Lunitti.

Apesar de mais de meio século de existência, a associação mantém sua capacidade de protagonismo. Teve um papel importantíssimo, por exemplo, na pandemia do novo Coronavírus e se tornou um grande espaço de saber técnico permanente para os Municípios nas mais diversas áreas. Na cultura, o Fermop (Festival de Música do Oeste do Paraná) se agiganta a cada ano. A AMOP também desenvolve ações esportivas e é uma importante ferramenta na educação.

Mais recentemente, por iniciativa da ADAMOP (Associação das Primeiras-damas do Oeste do Paraná), surgiu a iniciativa de criar o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (CIASOP), que se somará a outros consórcios já consagrados, como CISOP e CONSAMU. “A AMOP nos últimos tempos tem feito lutas importantes e naturalmente que para prefeitos que já passaram por lá algumas vezes são testemunho da história”, comenta o presidente da AMOP, Beto Lunitti.

Outro destaque é a forte capacidade de interação política e o relacionamento institucional, como o mantido com a Itaipu Binacional. “Tivemos uma conexão forte, intensa, que fora evoluindo ao longo do tempo com essa gigante binacional, Itaipu, que tão importante é para o desenvolvimento do Brasil, mas especialmente para esse canto do Paraná, esse Oeste, que está em franco desenvolvimento”, pontua Lunitti.

Apesar do olhar para o passo, a AMOP vive intensamente o presente e projeta o futuro. “Certamente que teremos grandes desafios pela frente. A AMOP é um canal transformador dentro da propositura de continuar sempre num processo de desenvolvimento socioeconômico. Agora, para os tempos futuros, colocamos no centro do debate as políticas humanas e por isso a construção efetiva de assistência social tem um significado tão forte”, diz Beto.

“A AMOP é historicamente uma instituição que contribuiu de uma forma muito intensa para o desenvolvimento do Paraná, especialmente do Oeste, e seguirá contribuindo”, complementa o presidente.

Por : Maycon Corazza / Assessoria