Alerta: Escorpiões continuam sendo encontrados em Assis Chateaubriand

Chateaubriandenses devem manter os quintais sempre limpos

A Secretária de Saúde através do Setor de Vigilância em Saúde, faz novamente um alerta a população chateaubriandense, pois continuam sendo encontrados escorpiões em várias localidades do município.

Em 2022 foram capturados aproximadamente 1.400 escorpiões e 57 pessoas sofreram acidentes. Neste ano já foram capturados 192 animais.

Conforme o Secretário de Saúde, Fábio Fantim Camilo, o município vem desenvolvendo vários trabalhos com capacitações aos profissionais. “Estamos realizando ações em parceria com 20ª Regional de Saúde, com projetos do próprio Ministério da Saúde para tentarmos encontrar alguma solução para frear a proliferação do animal, mas o mais importante é a conscientização da população que não devem deixar tábuas e tijolos amontoados e sempre manter o os quintais limpos”, salientou Camilo.

Ainda de acordo com o Secretário da pasta em caso de acidente com o animal a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima ou até mesmo o Hospital.

O setor de Vigilância em Saúde montou uma equipe destinada apenas ao atendimento dos chamados com relação ao escorpião e conforme a coordenadora Enedina Sagae, a população tem que aprender a viver com o bicho. “É necessário realizar as manutenções adequadas, fechar acesso e fazer o manejo adequado do lixo e não deixar a vegetação ficar alta. No caso de encontrar e capturar um escorpião entregue na vigilância, ou entrar em contato pelo fone 44 99153-6755”, destacou Enedina.

Escorpião amarelo

Ele vive em ambientes escuros e úmidos. Alimentam-se de baratas e outros insetos e é de hábito noturno.  Pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras. O escorpião amarelo se estabelece em lugares onde encontra os quatro A ‘s: acesso, abrigo, alimento e água. Eles podem se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material no qual estejam escondidos.

Em Assis Chateaubriand em anos anteriores vários escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) foram encontrados pelos chateaubriandenses. Ele é uma das mais de 100 espécies de escorpiões catalogadas no Brasil e é considerado um dos mais venenosos da América do Sul. Tem uma visão pouco desenvolvida, que é compensada por pêlos sensoriais que auxiliam na localização de suas presas.