Agentes de Endemias recebem orientações sobre aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti

A capacitação foi realizada no Centro Municipal de Eventos e contou com a participação de mais de 25 servidores responsáveis pela aplicação de insumos da UBV Costal e bomba de aspersão 

Agentes de Endemias de Maripá e outros sete municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo receberam, na quarta-feira (19), uma série de orientações voltadas à aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypt. 

A capacitação foi realizada no Centro Municipal de Eventos e contou com a participação de mais de 25 servidores responsáveis pela aplicação de insumos da UBV Costal e bomba de aspersão nos municípios de Maripá, Entre Rios do Oeste, Assis Chateaubriand, Toledo, Ouro Verde do Oeste, Tupãssi, Nova Santa Rosa e Terra Roxa. 

As orientações foram motivadas pela nova nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, que determina o reaprazamento do adulticida Clotianidina + Deltametrina (Fludora® Fusion) e (Fludora® Comax), utilizado no controle químico residual de populações adultas de Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya. 

A Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, recomenda a utilização do adulticida para as atividades de controle químico residual. 

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – No último ano epidemiológico, de agosto do ano passado até o momento, foram 268 casos de dengue notificados, sendo 22 positivos e 195 descartados, além de 51 que aguardam resultado. Já de Chikungunya foram 26 casos notificados, 8 positivos, 8 descartados e 8 aguardam resultado. 

Conforme o último relatório, o Índice de Infestação Predial do 4º ciclo está em 1,3%. O cenário ainda é de alerta, visto que o recomendado é que esteja abaixo de 1%. 

Por Camila Angst