Afinal, o que é Ansiedade?

Hoje em dia não somente devido a pandemia, vivemos cercados de preocupações, medos, fobias e ansiedades, de certa forma estes sentimentos quando equilibrados contribuem para tomada de atitudes, auto cuidado, mudanças de comportamentos, proteção e aprendizagem. Quando indivíduo perde o equilíbrio emocional e a ansiedade começa a atrapalhar sua qualidade de vida, deve procurar uma ajuda profissional. É muito mais fácil identificar os sentimentos de alegria ou tristeza que são perceptíveis aos olhos, porém quando falamos em ansiedade torna-se mais complexo imaginar como seria a face deste sentimento.

Sendo assim, podemos afirmar que a ansiedade esta relacionada á necessidade de controle. Pensamentos em realizar e dar conta de diversas atividades ou situações, pensamentos estes que podem gerar sofrimento psíquico a ponto de afetar a qualidade de vida, podendo apresentar alguns sintomas como: alteração do sono, do apetite, sentimento de asfixia, dor abdominal e sudorese são sinais de que precisamos de ajuda. A ansiedade quando alterada manifesta-se no final do dia, no entardecer, pois inconscientemente a necessidade de ser reconhecido em suas habilidades torna-se constantes. Algumas pessoas quando sofrem do transtorno de ansiedade podem passar por episódios de fobia social ou até mesmo crise de pânico.

A psicoterapia é indicada para o tratamento da ansiedade, quando necessária intervenção medicamentosa o psiquiatra é o profissional que medica pensamento e sentimento, sendo assim uma dica importante é a atividade física diária que libera endorfina e noradrenalina, substâncias estas que promovem o bem estar a felicidade e o prazer. O exercício da respiração, controlando quando ela se altera também contribui para aliviar os sintomas da ansiedade, mantendo assim um ritmo mais tranquilo.

O tratamento mais adequado dependerá do tipo de ansiedade, algumas duram por curtos períodos de turbulência emocional, outros podem durar anos, caso não passe por uma intervenção especializada. O ideal é consultar um psicólogo de confiança para avaliar o tipo de ansiedade ou a necessidade de encaminhamentos, para que se possa retomar a qualidade de vida.

Por Arley Rogério da Costa – Psicólogo: atende na Clinica Integrada Dra. Amanda Lelis Cadamuro / Ao lado do Foto das Estrelas em Jesuítas / Fone 44 99984-2133