Mais matemática, IA e novos professores: volta às aulas no Paraná

Mais matemática, IA e novos professores: volta às aulas no Paraná
Mais matemática, IA e novos professores: volta às aulas no Paraná - Foto: Fabio Dias/E-Paraná

O ano letivo de 2026 começou nesta quinta-feira (5) para cerca de 1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. As aulas retornaram em mais de 2 mil escolas estaduais, distribuídas pelos 399 municípios paranaenses, atendendo alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O primeiro semestre segue até o dia 10 de julho, quando tem início o recesso escolar de meio de ano. Já o segundo semestre está previsto para o período entre 27 de julho e 18 de dezembro.

Durante a abertura do ano letivo, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou que 2026 começa com foco especial na recomposição da aprendizagem em Matemática, considerada hoje um dos principais desafios da educação brasileira.

“Vamos trabalhar fortemente na recomposição da aprendizagem em Matemática, garantindo mais qualidade nesse componente. Também iniciamos o ano com novos professores concursados em sala de aula e com a ampliação da oferta de cursos técnicos, como o de Inteligência Artificial”, afirmou.
Mais matemática, IA e novos professores: volta às aulas no Paraná
Foto: Fabio Dias/E-Paraná

Reforço em Matemática

Uma das principais novidades para este ano é o fortalecimento do ensino de Matemática na rede estadual. O Paraná firmou uma parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, para a formação continuada de professores da área.

A iniciativa envolve a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o Itaú Social, responsável pelo financiamento, e o Instituto Canoa, organização especializada na formação de docentes. A capacitação deve impactar diretamente cerca de 3 mil professores de Matemática, beneficiando aproximadamente 500 mil estudantes.

Além disso, alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio passam a contar com duas aulas semanais extras voltadas à recomposição da aprendizagem em Matemática, utilizando a estratégia de dupla docência, com dois professores atuando simultaneamente em sala.

Mais professores e valorização profissional

A rede estadual inicia o ano letivo com o reforço de 224 novos professores efetivos, convocados por meio de concurso público para integrar o Quadro Próprio do Magistério (QPM).

Somados aos profissionais nomeados em 2025, a rede conta hoje com mais de 48 mil professores efetivos e cerca de 33 mil contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Curso técnico em Inteligência Artificial

Outra novidade é a ampliação da educação profissional com a oferta do curso técnico em Inteligência Artificial (IA) e Dados, iniciativa pioneira na rede estadual. Em 2026, o curso está disponível em 32 colégios estaduais, atendendo cerca de 2 mil estudantes, de forma integrada ao Ensino Médio.

Parte das vagas é ofertada em parceria com o Sistema S, por meio do Senac e do Senai. As aulas são presenciais e incluem atividades práticas em laboratórios de informática, preparando os estudantes para as demandas da economia digital.

Mais matemática, IA e novos professores: volta às aulas no Paraná
Foto: Fabio Dias/E-Paraná

Kits escolares gratuitos

Assim como em 2025, todos os alunos da rede estadual recebem kits escolares gratuitos, adequados a cada etapa de ensino. Ao todo, mais de 1 milhão de kits estão sendo distribuídos.

Pela primeira vez, as Apaes do Paraná também passaram a receber os kits, beneficiando cerca de 56 mil alunos.

Infraestrutura e programas em expansão

Durante o período de férias, escolas estaduais passaram por reformas e serviços de manutenção, como pintura, limpeza, troca de telhados e adequações de acessibilidade. Em 2025, o programa Escola Mais Bonita destinou cerca de R$ 150 milhões para melhorias em mais de 1,6 mil unidades escolares.

Com investimentos em infraestrutura, ampliação de programas educacionais, valorização profissional e inovação curricular, o Paraná inicia o ano letivo de 2026 apostando na melhoria da aprendizagem e na preparação dos estudantes para os desafios do futuro.


Portal Boa Notícia – Com informações da Agência Estadual de Notícias