Saúde pública devolve qualidade de vida a jovens com escoliose

Saúde pública devolve qualidade de vida a jovens com escoliose - Foto: Laura- Arquivo Pessoal
Foto: Laura- Arquivo Pessoal

Quando a dor impede sonhos simples, o acesso a um tratamento adequado significa uma mudança definitiva na vida das pessoas. No Paraná, um serviço especializado em deformidades da coluna vertebral tem devolvido qualidade de vida a crianças e jovens que conviviam com a escoliose.

Aos 13 anos, Laura Dzwielewski Menegaz sonhava em voltar a montar a cavalo sem sentir dor. Diagnosticada com escoliose, ela passou por uma cirurgia de correção da coluna no Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba. Antes do procedimento, atividades cotidianas eram acompanhadas por dores constantes e limitações físicas.

“Qualquer coisa que eu fazia, sentia dor”, relatou Laura, que após a cirurgia recuperou a confiança para retomar atividades que faziam parte de sua rotina.

Casos como o dela são atendidos pelo Departamento de Deformidades Pediátricas da Coluna Vertebral, implantado em 2023, que se tornou referência no tratamento de escoliose em crianças e adolescentes. Desde então, mais de 200 cirurgias foram realizadas, além de tratamentos conservadores, como fisioterapia e uso de coletes ortopédicos.

A escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral que pode ter diferentes causas e, de acordo com especialistas, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da curvatura e reduzir a necessidade de procedimentos mais complexos.

Para pacientes como Laura, o impacto vai além da correção física. Trata-se da possibilidade de retomar a rotina, os sonhos e reconquistar a autonomia, mostrando como o acesso a serviços de saúde especializados pode transformar vidas.


Portal Boa Notícia
Com informações da Agência Estadual de Notícias