Paraná tem terceiro melhor desempenho industrial do País

Indústria do Paraná tem terceiro melhor desempenho do País em novembro de 2025
Indústria do Paraná tem terceiro melhor desempenho do País em novembro de 2025 Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

O desempenho do Estado foi o terceiro melhor do país em novembro de 2025, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Espírito Santo

 

A produção industrial do Paraná avançou 1,1% em novembro, apresentando um resultado superior ao da indústria brasileira no mesmo período, que foi de estagnação (0%). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho do Estado foi o terceiro melhor do País nesse recorte, ficando atrás apenas de Mato Grosso (7,2%) e Espírito Santo (4,4%). Outras Unidades da Federação com participação importante nesse setor da economia nacional registraram retração, casos de São Paulo (-0,6%), Santa Catarina (-0,8%) e Rio de Janeiro (-1,9%).

Considerando todos os 11 meses já divulgados pelo IBGE, novembro representou o segundo maior crescimento industrial paranaense em 2025. Somente em fevereiro, com 2%, o setor vivenciou aumento superior.

Em outros dois recortes, o Paraná também teve evolução, com 0,5% de alta no acumulado dos últimos 12 meses (dezembro de 2024 a novembro de 2025) e 0,4% no acumulado do ano (janeiro a novembro do ano passado). Nos dois casos, o principal segmento a sustentar o desempenho estrutural da indústria local foi o de fabricação de produtos químicos. No filtro dos 12 meses anteriores, o incremento deste setor foi de 9,9%; no que engloba apenas os dados de 2025, de 9,1%.

Outro vetor relevante foi o da fabricação de celulose, papel e produtos de papel, que mostrou-se equilibrado, mantendo o mesmo índice de ascensão nos dois cenários: 4,1%.


Agência Estadual de Notícias