APAE de Assis Chateaubriand celebra 50 anos de amor, dedicação e inclusão

Foto do Zinho

A noite do último sábado, 30 de agosto de 2025, entrou para a história com as comemorações dos 50 anos da APAE de Assis Chateaubriand. A celebração foi marcada por homenagens, reconhecimento e valorização de todos que ajudaram a construir essa linda história. A celebração foi um momento de gratidão e de reconhecimento por todos que, ao longo dessa trajetória, contribuíram para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e acolhedora.

Foram homenageados: a primeira aluna, Fernanda Resende Alves; alunos autodefensores Gabriel Ananias de Oliveira Radulski e Thais Cristina Porcinato; Sueli Ananias de Oliveira Radulski e Celso Luis Radulski, casal representante da instituição; os dezesseis presidentes, desde Plinio Sala (1975/1976) (in memoriam), o primeiro, até o atual Valderi da Silva Lima; Armando Romão e Neide Biela, em nome de todos os voluntários; as seis diretoras que atuaram nesses 50 anos, começando por Maria Efigênia Ferracini Campos (1976/1980 – 1988/1993 e 2001-2002)  (in memoriam), até a atual Aracelle Medeiros Macori; todos os quase 400 colaboradores que passaram pela instituição, em especial Maria de Fátima Medeiros Macori, a colaboradora com mais tempo de casa, 47 anos de dedicação; e foi homenageada também a Loja Maçônica Estrela do Oeste II, por meio de seus representantes, pelo relevante serviço prestado ao longo da história da APAE.

Início

No dia 20 de abril de 1974, nasceu uma linda menina que mudaria a história do município de Assis Chateaubriand. Fernanda Resende Alves, filha de Marlene Jesus Resende Alves e Paulo Alves. Fernanda, menina delicada, indefesa, com o diagnóstico de Síndrome de Down. Hoje, uma mulher que traz consigo uma história de amor e inspiração. Foi assim que iniciou a fundação da APAE de Assis Chateaubriand, pois seus pais, Paulo e Marlene, queriam que ela frequentasse uma instituição que pudesse atender e estimular de maneira global e principalmente respeitando suas diferenças. Logo, sem medir esforços junto com amigos, a comunidade e membros da Loja Maçônica Estrela do Oeste, tiveram a ideia de fundar a APAE no município. Com ajuda da comunidade, no dia 27 de agosto de 1975, em uma reunião na Câmara Municipal, foi fundada a APAE de Assis Chateaubriand.

Homenagens da Prefeitura e Câmara de Vereadores

As comemorações dos 50 anos da APAE foram prestigiadas pelo prefeito Marcel Micheletto, pela vice-prefeita licenciada e secretária de Saúde, Franciane Micheletto, e pelo presidente da Câmara Osmar Aparecido Rinki. Na oportunidade, os poderes Executivo e Legislativo homenagearam a APAE com votos de Louvor e Congratulações, respectivamente, reconhecendo os relevantes serviços prestados pela instituição nesse meio século de existência.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis Chateaubriand é uma associação civil, beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de assistência social, educação e saúde. A APAE tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

A APAE adota como símbolo a figura da flor margarida, com pétalas amarelas, centro laranja, pedúnculo e duas folhas verdes, uma de cada lado, ladeada por duas mãos em perfil, na cor cinza, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra de orientação, tendo embaixo, partindo do centro, dois ramos de louro, contendo tantas folhas quantos forem os números dos estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A APAE de Assis Chateaubriand, hoje, é uma referência na região pela qualidade dos atendimentos e pela estrutura que oferece às pessoas com deficiências. Atualmente, atende 167 pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência em suas áreas de atuação, mencionando que no passado também atendeu os portadores de deficiência auditiva e visual. Celebrando meio século de amor, dedicação, inclusão e compromisso com a valorização da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, mencionando que muitos foram os desafios e dificuldades percorridos durante esses anos; no entanto, a APAE tinha uma certeza: “Oferecer o melhor atendimento à pessoa com deficiência”.

Poema

Finalizando a cerimônia, todos puderam acompanhar o poema de autoria de Fernando Dorne, na voz de Luís Carlos Paine e com produção de JJ Neri.

—–

Um lugar feliz? APAE de Assis!

50 Anos de Ternura

Na história de Assis Chateaubriand, APAE é pura Ternura,

Surge uma estrela de esperança e luz,

A APAE que há cinquenta anos, o amor é sua cultura,

Transformando vidas com amor e profissionalismo que os conduz.

Na Escola Ternura, o sorriso nasce,

Onde o coração encontra seu lugar,

Cuidar, educar, zelando cada face,

Onde cada sonho venha se realizar.

É um espaço cheio de cores, de amor e esperança,

Um refugio de acolhida, de ternura, sem par,

Um lugar onde o trabalho revela a pujança,

De profissionais que fazem o coração pulsar.

Lá, seres humanos especiais encontram seu espaço,

Para crescerem com respeito e luz,

Dotados de talento e força, a ternura é laço,

Num ritmo surpreendente que seduz.

Cinco décadas de esperança e dedicação,

De capacitação, estudo e amor,

Um espaço de constante evolução,

Que acolhe, ensina e transmite valor.

Na Escola Ternura, a magia acontece em Assis,

Um espaço cheio de cor, de amor e calor,

Onde cada sorriso é um momento feliz.

É a expressão máxima do verdadeiro amor.

Eles, nossos alunos, com dons e esperança,

Demonstram que o amor constrói pontes,

Acolhidos com compreensão e confiança,

Cada passo com ternura tem seus horizontes.

Veneramos essa história, de amor e de luz,

Cinquenta anos de inclusão, luta e paz,

A APAE, cinco décadas, dedicando-se a cada vida que reluz,

Mostrando o valor dos profissionais e o que a APAE faz.

Hoje celebramos os cinquenta anos de ternura da APAE de Assis,

De um sonho realizado, que veio para sempre ficar,

De mãos dadas, entre sorrisos e planos, cada aluno deve ser feliz,

Para eternamente agradecer e amar.

APAE Escola Ternura, o amor é nossa verdadeira essência,

Um espaço de cores, cuidado e paixão,

Fortalecendo a esperança com ternura de influência,

Construindo um mundo afetivo, carinhoso, proporcionando a inclusão.

—–

Autor: Fernando Dorne