Lourenço e Lourival fecham festa dos 43 anos de Jesuítas com chave de ouro

Nilson Hort /Alto Falante Notícias

Um coro formado por milhares de vozes experientes cantou e se emocionou com os sucessos de mais de sete décadas da dupla Lourenço e Lourival. Após 34 anos, os sertanejos voltaram a Jesuítas com um show com canções que marcaram época na música sertaneja raiz. A apresentação encerrou, com chave de ouro, a festa dos 43 anos do município nesse domingo (7). Na plateia, avôs, filhos e netos, que relembraram juntos da primeira à última música da noite.

Em meio ao show, o prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, com a família, subiu ao palco para fazer uma emocionante homenagem ao pai, Aparecido José Weiller (“Cidão)”, que era o então prefeito do município quando Lourenço e Lourival estiveram na cidade em 1989. Deixando o cargo no município nos próximos dias para assumir uma nova função no governo do Estado, a convite de Ratinho Junior, o prefeito aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem ao pai. “Estou no meu quarto mandato como prefeito, mas o melhor prefeito da história de Jesuíta foi você, meu pai”, disse Junior, com voz embargada, lembrando de todos os pioneiros que foram importantes na história do município.

O último dia de festa contou com uma ampla programação. Mais cedo, no Pavilhão de Festas da Matriz Santo Inácio de Loyola, mais de 1.500 pessoas saborearam o prato típico do município, o Leitão na Grelha, acompanhado de torremos, tutu de feijão, arroz, farofa e salada, além de uma boa música sertaneja ao vivo. Após, à tarde, Osvaldo Gaiteiro e Império Gaiteiro animaram um grande baile de mais de quatro horas, reunindo apaixonados por dança de toda a região. A festa teve início na sexta-feira (5), com show de Adson e Alana. Na noite de sábado, com um público recorde, os sertanejos João Bosco e Vinícius lotaram a praça Nilza de Oliveira Pipino, com a presença de mais de 10 mil pessoas.

Para o prefeito Junior, a expectativa de um grande público se confirmou e essa edição da festa ficou registrada como a maior de todos os tempos do município de Jesuítas. “Foi à altura do que o nosso povo merece. Realmente, temos muito a comemorar. Celebrar que, novamente, podemos nos confraternizar. Jesuítas vive um momento especial. Estamos crescendo como nunca antes em termos de população e economicamente. Agradeço a todos que trabalharam para que essa festa fosse realizada com sucesso, enfim, meu muito obrigado a toda a população e aos amigos dos municípios vizinhos que vieram participar. Foram shows gratuitos, em praça pública, e todo o lucro será revertido às nossas entidades”, detalha o prefeito.

O vice-prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto, afirma que valeu todo o esforço ao ver o grande sucesso que foi a edição da festa neste ano. “Terceira noite com um show lindo desse, relembrando os velhos tempos, as modas antigas, com um público seleto, que gosta muito desse tipo de música. Há várias festas que adotamos essa dinâmica, sempre nos primeiros dias com músicas mais para jovens, já na última noite, parar encerrar com chave de ouro, com artistas voltados ao público que gosta de música raiz. Valeu todo o esforço para a promoção dessa festa. Quero agradecer todas as pessoas que participaram da comissão central organizadora, às entidades, aos profissionais do pátio de máquinas, da saúde, da educação e aos voluntários”, lembra Edicarlos.

De acordo com o presidente da comissão organizadora da festa, Claudio Roberto Carraro, todas as expectativas para o evento foram superadas e a festa foi um verdadeiro sucesso. “A única tristeza é que está se encerrando. Tivemos um balanço muito positivo e gratificante. Tudo foi de muito trabalho, mas fechamos fechado com chave de ouro. Agradeço a todos, aos patrocinadores, às equipes de trabalho, aos órgãos públicos, enfim, a cada um que se empenhou para que tudo ocorresse de forma perfeita. O meu muito obrigado a todos”, finaliza o presidente Claudinho.

Feriado municipal: Em comum acordo com os comerciantes, o feriado municipal em comemoração aos 43 anos de Jesuítas foi adiantado de 13 de maio para hoje (8), segunda-feira. No sábado (13), véspera de Dia das Mães, o comércio terá atendimento em horário especial, até as 16h (facultativo).

Texto e fotos: Nilson Hort / Alto Falante Notícias