70 ANOS DA PARÓQUIA: Sábado será marcado pelo encontro de gerações na Catedral Cristo Rei

Imagem do Padroeiro da Paróquia Cristo Rei, de Toledo / Foto: Paulo Weber

Este sábado (19), será marcado pelo encontro de gerações, onde passado e presente se conectam pela fé. Por meio de um simbolismo muito forte, a Paróquia Cristo Rei recebe católicos que foram batizados nos primeiros passos da caminhada de evangelização na cidade de Toledo e os mais novos membros da comunidade de fé, que recentemente receberam o Sacramento do Batismo. Será durante a celebração que rende ação de graças pelos 70 anos desta paróquia que é o marco evangelizador no município e que se tornou a Catedral diocesana.

A celebração, com início às 19h, terá a presidência do bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e concelebrada pelo pároco, Pe. Hélio José Bamberg. Na missa da comunidade, estarão presentes essas pessoas que conseguiram ser contatadas pela equipe encarregada de preparar este momento representativo para a história de Toledo. Está programada também a presença de representantes de todas as pastorais e movimentos eclesiais que, com seus respectivos carismas, contribuem para que os fiéis vivam com autenticidade os valores cristãos de fraternidade, solidariedade e caridade.

O encontro daquelas pessoas que foram batizadas nos tempos do pioneirismo com aqueles que receberam ainda este mês de novembro o Sacramento do Batismo simboliza o que Pe. Hélio tem chamado de “Arco dos 70 anos” que marcam a caminhada evangelizadora. “Estamos numa alegria muito grande, pois contaremos com dez adultos que trarão no colo as dez crianças que foram batizadas recentemente. Será uma cena muito linda e emocionante”, expressa o pároco em meio à organização desta celebração. “Neste Arco, queremos celebrar as primeiras pessoas que começaram aqui suas histórias de vida religiosa e civil, pessoas pioneiras e tantos outros que realizaram sua caminhada de pastoral”, acrescenta ao lembrar do Apostolado da Oração, que completou seus 75 anos no dia 4 deste mês de novembro, seguido do movimento das Zeladoras de Capelinhas, e tantos outros, até as pastorais mais recentes, como por exemplo o Movimento Mães que Oram pelos Filhos. “É a maior festa espiritual que podemos realizar pelos 70 anos ao trazer este passado para o presente, fazendo memória, e nesse presente tomarmos consciência de que temos a capacidade continuar a história e construí-la para o futuro. É a nossa vez de fazer jus à fé, esperança e caridade”, salienta Pe. Hélio.

Ainda durante a celebração deste sábado, está reservado um momento para a apresentação do documento histórico oficial que criou a Paróquia Cristo Rei, datado de 1º de janeiro de 1952. Escrito em latim, o texto apresenta os limites territoriais e a designa como primeiro pároco, Pe. Antônio Patuí, da congregação Sociedade do Verbo Divino (SVD). O documento é assinado pelo então bispo da Prelazia de Foz do Iguaçu, D. Manoel Köener.

“A ELE LOUVOR E GLÓRIA ETERNAMENTE”

Já neste domingo (20), a celebração das 8h marca o encerramento do Ano Litúrgico, com o tema da Solenidade de Cristo Rei, padroeiro da Catedral, do município e da Diocese: “A Ele louvor e glória eternamente”. Essa reflexão está inserida do contexto dos 70 anos da Paróquia, porém mais amplamente se insere no findar deste Ano Litúrgico, que para os católicos significa a conclusão de um período de participação nas celebrações e contemplação dos mistérios da fé: encarnação de Jesus, sua paixão, morte e ressurreição.

“Para nós, católicos, é como concluir o ano. O que nos resta? Proclamar Cristo Rei: ‘a Ele louvor e glória eternamente’ por tudo o que recebemos este ano, graça sobre graça”, exalta Pe. Hélio. As graças que os católicos celebram é a vida de cada um, nas suas realidades de sofrimentos e esperanças, na fartura de saúde, mas também na compreensão da enfermidade; na alegria da partilha provenientes dos gestos de caridade e a graça de serem transformados pelo amor de Cristo que toca o coração mais endurecido que não quer deixar ninguém para trás. Nesse simbolismo, está todo o contexto evangelizador histórico escrito pelas pessoas que construíram a cidade de Toledo, afinal, Cristo Rei é Padroeiro do Município.

Unção dos enfermos: uma catequese de esperança

Presente no contexto celebrativo dos 70 anos da Paróquia Cristo Rei, foi realizada a missa com o Sacramento da Unção dos Enfermos. Realizada no último dia 12, ela representou todo o cuidado e atenção da igreja com os idosos e doentes. Cerca de 150 pessoas, com idade superior a 60 anos, algumas cadeirantes, se aproximaram do altar para esse momento de fé e esperança.

“Eu chorei internamente de emoção. Senti aquelas pessoas tão felizes”, afirma o pároco da Catedral, Pe. Hélio Bamberg. Ele lembra que este é o grande ensinamento de fé que a Paróquia expressa constantemente e reafirma como compromisso de respeito e admiração por tudo estes idosos representam para suas famílias e para a própria comunidade que quer crescer no entendimento das Palavras do Evangelho. “Ter esta atenção aos os idosos e doentes e aos pobres é da missão do padre e a comunidade precisa acompanhar essa dimensão bíblica”, acrescenta.

É nesta compreensão que se pretende caminhar com a comunidade, para que ela cresça na vivência de uma fé madura, autêntica e que esteja atenta às necessidades dos mais necessitados. “Queremos cada vez mais uma paróquia de cristãos leigos, uma comunidade que consiga se assumir e vivenciar o evangelho”, salienta.

Imagens da missa com a Unção dos Enfermos / “Fotos: Catedral Cristo Rei”
Pe. Hélio, com seus 36 anos de sacerdócio, ministrando o Sacramento da Unção dos Enfermos na Catedral / “Fotos: Catedral Cristo Rei”