Encontro de líderes em Toledo reúne mais de 300 produtores rurais

Coordenação de Comunicação Social / Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de líderes em Toledo reúne mais de 300 produtores rurais

Região Oeste registrou o maior público até o momento nos eventos, que já passaram por Londrina, Cambará e Pato Branco

Nem o frio, nem as atividades rotineiras nas propriedades rurais impediram que a classe produtora da região Oeste do Paraná participasse do 3º Encontro Estadual de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, nesta quarta-feira (21), em Toledo. O evento contou com a presença de 315 pessoas, maior público registrado até o momento. Os encontros já passaram por Londrina, Cambará e Pato Branco, e seguem para Umuarama (22/6), Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).

O encontro itinerante realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR fomenta o surgimento de novas lideranças no meio rural e o fortalecimento do sistema associativo. Nessa terceira edição, o evento promove uma série de dinâmicas que visam aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento dos sindicatos rurais, da FAEP e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na defesa dos interesses da classe produtora nas esferas municipal, estadual e federal, respectivamente. Também é trabalhado o papel do SENAR-PR em levar conhecimento técnico de qualidade para a família do campo por meio de seus mais de 250 títulos de cursos.

Segundo o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a união do setor rural já foi responsável por diversas conquistas, como a liberação do plantio de transgênicos, há mais de 20 anos. “Fomos para a justiça e ganhamos o direito do produtor plantar. Promovemos viagens técnicas para os Estados Unidos para conhecer os centros de pesquisa das empresas que produzem organismos transgênicos e voltamos convictos de que esse era o caminho. O resultado está aí, produtividades que ultrapassam 300 sacas de soja por hectare”, afirmou, durante o discurso de abertura do evento.

Outras vitórias creditadas à união do setor dizem respeito à obtenção do status de área livre de febre aftosa sem vacinação pelo Paraná, a aprovação do Código Florestal e, mais recentemente, a retirada da urgência de um projeto do executivo estadual que pretendia taxar o agro para reformar as rodovias que cruzam o Estado. Na ocasião, os produtores rurais pressionaram o legislativo estadual para a retirada da proposta. “Foram vocês, produtores rurais, que fizeram isso, nós só organizamos. Isso mostra o quanto é importante termos união e participar efetivamente no dia a dia do que acontece fora da porteira”, concluiu Meneguette.

Coordenação de Comunicação Social / Sistema FAEP/SENAR-PR

O presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, Valdemar Melato, reforçou a necessidade de um setor forte, em prol da defesa dos interesses dos produtores rurais. “Da porteira para dentro, somos eficientes. Mas, muitas vezes, pecamos da porteira para fora. Esse encontro é importante para o nosso setor, pois o que mais nos afeta nesse momento são os cenários político e econômico nacional e mundial”, ponderou.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Adenilson Copini, destacou a disposição dos participantes, que fizeram do evento de Toledo o mais numeroso até o momento. “Acordar cedo não é problema para a gente, pois estamos acostumados. Esse é um momento especial, porque as nossas propriedades são empresas rurais e, para isso, temos que ter conhecimento”, disse.

Na opinião de Copini, é importante trazer a juventude para o processo de formação de lideranças. “Bons líderes deixam sucessores. Estamos ficando velhos e temos a preocupação de deixar sucessores. Por isso esse evento é tão importante”, afirmou. “Os pais e avós têm que incentivar a participação das novas gerações”, sentenciou a produtora Clarice da Silva, de Assis Chateaubriand, presente no evento.

Para o produtor, diretor do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e vice-presidente da cooperativa Copagril, Cesar Petri, o conteúdo do evento tem relação direta com sua história de vida. Aos 23 anos, ele fez o Programa Empreendedor Rural (PER), que mudou a forma de encarar os desafios “O professor do PER fez surgir o gosto pela administração. Isso me fez crescer como pessoa e minha propriedade evoluir”, conta o dirigente, que, após o PER, fez graduação em Administração e, posteriormente, MBA na área.

Atividades

Além de discursos das autoridades, o evento contou com dinâmicas voltadas a fomentar a troca de experiências entre os participantes e aprofundar o conhecimento sobre o sistema representativo da classe rural.

O consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves propôs uma dinâmica para discutir a solução de um problema real, a taxação do setor rural, proposta pelo governo estadual. No caso, os participantes deveriam avaliar se a medida era legal e o que poderia ser feito com a ferramenta da representatividade política para impedir a taxação dos produtos agropecuários.

“Temos a necessidade de entender os problemas que estão fora da porteira, porque os que estão dentro vocês já conhecem. O conceito de liderança está relacionado com a capacidade de influenciar pessoas, seja no pensamento, no sentimento ou no comportamento”, afirmou Alves.

Na sequência, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduziram uma atividade na qual os participantes precisavam se unir para montar um quebra-cabeça, com objetivo de demonstrar a importância do elo formado entre o sindicato rural, SENAR-PR e os produtores rurais, e como esse arranjo pode trazer benefícios para a atividade rural.

“Eu amo o SENAR-PR. O primeiro curso que fiz foi o [Programa] Empreendedor Rural e a partir daí não parei mais. Já fiz mais de 10 cursos. Cada vez que faço um novo curso, levo para a minha propriedade conhecimento e empreendedorismo. Eu não fico mais sem o SENAR-PR”, declarou a produtora Vanice Zitterell, de Cascavel.

A última dinâmica do evento abordou a questão da representatividade, mostrando como se estrutura o sistema associativo, que tem na sua base os sindicatos rurais, com a FAEP atuando na esfera estadual e tendo a CNA encampando as pautas nacionais do agro. Durante a atividade conduzida pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, ambos do Sistema FAEP/SENAR-PR, o produtor rural Altair de Pádua, de Terra Roxa, destacou o impacto da atuação da entidade na sua região e a importância de trabalhar a representatividade política. “Estou feliz em acompanhar o trabalho da FAEP, conscientizando meus irmãos sobre coisas importantes. Temos muito a crescer, mas junto com a Federação vamos crescer ainda mais”, declarou.

Coordenação de Comunicação Social / Sistema FAEP/SENAR-PR