20º Seminário Estadual da Piscicultura reuniu mais de 300 pessoas em Maripá

Em sua 20ª edição, o seminário ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski.

A Festa das Orquídeas e do Peixe traz as últimas novidades do mercado para quem atua na área da piscicultura. Além da Feira da Aquicultura com a participação de diversas empresas do setor, o Seminário Estadual da Piscicultura é o evento ideal para quem busca se manter atualizado sobre o mercado.

Em sua 20ª edição, o seminário ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, em Maripá. Na programação, três palestras com profissionais renomados da área, que abordaram assuntos relevantes como inovação no cultivo e perspectivas para o setor.

O prefeito Rodrigo Schanoski destacou o papel do seminário em disseminar conhecimento sobre o tema. “Maripá é o quinto maior produtor de tilápia do Paraná e o agronegócio é a base da economia do município, o que está diretamente ligado à atuação das cooperativas. E a piscicultura vem numa crescente de produção, é uma cadeia em ascensão e precisamos dar o devido valor. Para isso, temos que estar tecnicamente qualificados, por isso a importância de o produtor rural e profissionais da área se fazer presente aqui hoje e estar por dentro das inovações e tendências do mercado”, pontua o prefeito.

O seminário é realizado pela Comissão Central Organizadora da 23ª Festa das Orquídeas e do Peixe juntamente com o Governo Municipal de Maripá por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a AQUIMAP – Associação dos Aquicultores de Maripá e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR.

PALESTRAS – A primeira palestra teve apoio da Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e teve como tema “Perspectivas de Mercado para Tilapicultura Brasileira”, com Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

O segundo tema abordou as “Principais Enfermidades e Prevenção de Doenças Emergentes em Tilápias” com André Blanch, engenheiro agrônomo com MBA em Marketing e gerente nacional Aqua-MSD – Saúde Animal, apoiadora do evento.

Para encerrar as explanações, Fábio Bittencourt falou sobre o “Uso de Aditivos Nutricionais e Manejos na Prevenção de Doenças”. Ele que é zootecnista, Doutor em Aquicultura pelo CAUNESP, professor associado do curso de Engenharia de Pesca e da pós graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca – Unioeste – Toledo, além de pesquisador do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq).

PRESENÇAS – O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Schanoski; do presidente da Câmara de Vereadores, Diego Eduardo Stange; do gerente da Unidade Regional de Toledo e da Mesorregional Oeste do IDR-PR, Ivan Decker Raupp, representando o diretor presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Natalino Avance de Souza; do professor doutor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) – Setor Palotina, Eduardo Ballester; do presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso; do presidente da Aquimap (Associação dos Aquicultores de Maripá), Wilson Wehrmeister; e do presidente da Comissão Central Organizadora da 23ª Festa das Orquídeas e do Peixe, Eder Anschau.

DADOS – A produção brasileira de peixes de cultivo em 2022 atingiu 860.355 toneladas, sendo que 550.000 toneladas foram de tilápia, representando 63,9% da produção total, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR). Esse resultado coloca o Brasil entre os quatro maiores produtores de Tilápia do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito.

O Paraná foi destaque na produção de tilápia, atingindo 187.800 toneladas, seguido por São Paulo e Minas Gerais. A região oeste do Paraná se destaca na produção de peixes, respondendo pela maior parte da produção estadual.

Segundo dados do DERAL – Departamento de Economia Rural, órgão vinculado a SEAB – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, os municípios com os maiores VBP’s – Valores Brutos de Produção de tilápia em 2022 foram Nova Aurora, Palotina, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Toledo e Maripá.

A FESTA – A 23ª Festa das Orquídeas e do Peixe teve início na quinta-feira (24) e segue até domingo (27), no Centro de Eventos de Maripá. Este é o evento ideal para quem busca novidade e tecnologia nas áreas de aquicultura e orquidicultura, além de lazer, diversão e boa gastronomia. Para acompanhar as novidades e a programação completa, siga @festadasorquideasedopeixe nas redes sociais ou acesse o site www.festadasorquideasedopeixe.com.br .