Unimeo: Dia de Campo evidencia força do agronegócio e potencial do curso de Engenharia Agronômica

Fellipe Antonio

Assis Chateaubriand está entre os dez municípios com maior produção agropecuária do Paraná. No ano passado, o valor produto da produção chateaubriandense bateu R$ 1,7 bilhão, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). Nesse cenário de protagonismo rural, no último sábado (8), o curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Unimeo promoveu o 1º Dia de Campo de Inverno, já sendo considerado um dos maiores eventos agronômicos universitários do Paraná e do Brasil. Aberto ao público em geral, a iniciativa contou com a participação e exposição de cerca de 70 empresas ligadas ao agronegócio.

O Dia de Campo foi realizado no campo experimental, ao lado da Faculdade Unimeo, e recebeu produtores, estudantes e autoridades da região. O evento de caráter comercial e científico contou com a participação de empresas ligadas ao agronegócio e instituições financeiras. Além de unir a teoria à prática aos estudantes, o espaço apresentou máquinas tecnológicas e modernas, somada a orientações técnicas de manejo de defensivos agrícolas e de trato ao solo, com destaque às culturas de inverno, como milho, trigo e outras.

Visionário, o diretor geral da Faculdade Unimeo, professor Fabrício Jacob Begosso, adquiriu o terreno para organização desse tipo de evento há 12 anos. “Quando surgiu a oportunidade de fazer o negócio, analisamos, emprestamos dinheiro e compramos, porque a gente sonhava com isso um dia. Vê a realização desse evento é motivo de muita emoção, porque a gente vivia em um cenário de incertezas. Com o apoio da comunidade, dos empresários, do poder público e a essa soma disso tudo resultou nessa realidade. Vamos buscar seguir realizando esse Dia de Campo, pelo menos, uma vez ao ano, e, quem sabe, em mais dias”, adianta o professor Fabrício.

O Dia de Campo começou com a ideia de ser um pequeno evento interno do curso de Engenharia Agronômica, mas ganhou grandes proporções. Assim, a diretora da Faculdade Unimeo, professora Fabiany Politi Begosso revelou como foi o início do projeto. “Temos muito a agradecer aos alunos, aos professores, pois superaram as expectativas. Foi um evento maravilhoso e muito bem organizado, concretizando os meses de trabalho. Todos estão de parabéns”, enfatiza a professora Fabriany.

À frente na organização do evento esteve o coordenador do curso de Engenheira Agronômica da Unimeo, professor Willian Rosa. Ele detalha que os trabalhos até chegar o grande dia tiveram início em fevereiro deste ano. “Os professores do curso abraçaram essa missão comigo. As empresas foram entrando em contato conosco com o interesse em participar. Aqui, conseguimos reunir grandes marcas no segmento na região. Para os nossos acadêmicos, com essa iniciativa, podemos apresentar aos futuros profissionais um horizonte de possibilidades no mercado de trabalho. Aqui, na prática, aplicamos muita coisa que foi vista em sala de aula. Com certeza, contribui muito na formação dos nossos estudantes. Foi sensacional e veio para somar”, pontua o coordenador.

Para o deputado estadual, Marcel Micheletto, a realização do evento é uma demonstração de carinho que a Faculdade Unimeo tem para com Assis Chateaubriand. “Aqui temos informação, tecnologia e inovação, ainda mais para os acadêmicos e ao nosso homem do campo. Isso é algo que vem ocorrendo em toda a região e Assis não poderia ficar de fora disso, principalmente a Unimeo com o curso de Engenharia Agronômica. Vim aqui para parabenizar essa união de forças e, com certeza, esse evento vai evoluir cada vez mais. É só o começo, e começou grande. Assis está dando um grande exemplo de produção e é importante qualificar cada vez mais o nosso produtor rural”, ressalta Micheletto.

Em sua fala, o prefeito de Assis Chateaubriand, Valtinho Correria, destacou a vocação do município para o agronegócio. “Para mim é uma alegria muito grande prestigiar esse evento. Fico feliz em saber que dezenas de empresas participaram apresentando seus produtos e é através da tecnologia que conseguimos ampliar a produção. Aqui temos o metro quadrado que mais produz no mundo. Nesse sentido, a Faculdade Unimeo vem para capacitar ainda mais a nossa mão de obra”, disse o prefeito Valtinho.

O secretário municipal de Agricultura, Alessandro Bahia Nunes, ressaltou a importância da realização desse 1º Dia de Campo. “Foi um grande evento em nosso município. A Faculdade Unimeo e o curso de Agronomia estão de parabéns. Eu vejo que é a primeira edição de várias que vão ocorrer. Mesmo com chuva, a população prestigiou o evento. Se Deus quiser, esse Dia de Campo vai crescer cada vez mais, pois traz ainda mais informações aos produtores do nosso município. É sempre bom conhecer novas tecnologias”, finalizou Alessandro.

Texto: Nilson Hort / Alto Falante Notícias – Fotos: Fellipe Antonio